O chá de bebê dispensa qualquer formalidade e o convite pode ser feito por telefone mesmo. Geralmente é realizado por uma amiga mais íntima da gestante onde, provavelmente, a maioria das pessoas que serão convidadas já a conheçem.
O bom, é que o "chá de bebê" seja combinado para um final de semana, para que todos possam comparecer e, sempre, na parte da tarde. No dia, poderá ser servido sanduichinhos, uma torta salgada, bolo, sorvete, água, suco ou refrigerante e não pode faltar, pela tradição, pelo menos um tipo de chá. Você pode optar para, após uma hora da chegada dos convidados, servir o lanche, ou ainda para que todos fiquem mais à vontade, pode montar uma mesa ou aparador no ambiente, com tudo disposto em cima e deixar que as pessoas se sirvam como quiserem.
Outra regrinha que você deve seguir, é que no caso de optar por pedir nos convites roupinhas para o bebê também, deverá estar ciente que elas têm que ser simples, como no caso das blusinhas modelo pagão ou as calças (culotes), que hoje em dia são encontradas com preços bem acessíveis. Ao pedir roupinhas, você estará sempre correndo o risco de não gostar da cor ou do tecido e, nesse caso, não é delicado pedir para a pessoa trocar, pois muitas vezes ela comprou o que podia.
Não esqueça, que pode-se pedir também um mesmo item mais de uma vez, para pessoas diferentes. Não deixe de especificar nos convites ou pelo telefone, os tamanhos corretos das peças, que devem variar do recém nascido para o tamanho pequeno, e a cor desejada.
Brincadeiras no Chá de Bebê
Com criatividade é possível fazer com que o ambiente fique descontraído com brincadeiras e todos se animem e dêem boas risadas junto com a grávida.
A brincadeira mais tradicional dos chás-de-bebê é aquela em que antes de abrir os presentes ela tenta adivinhar o que é. Sacode, aperta, vira, desvira e arrisca um palpite. Para incrementar um pouquinho esse jogo as convidadas podem escrever um bilhetinho no presente sem assinar. Através das mensagens a gestante tem que descobrir quem deu cada presente. Se errar, a amiga que presenteou pode dar um "castigo" pra ela.
Não vale judiar muito nem deixar a futura mamãe constrangida. É bom lembrar que a mulher grávida fica mais sensível, além de seu estado não permitir que ela se movimente muito.
Cantar uma música ou contar uma piada pode ser divertido, mas a brincadeira fica mais interessante se os "castigos" forem relacionados a coisas de bebê como, por exemplo, fazer testes para ver se ela vai ser uma boa mãe. As amigas podem pedir para ela trocar a fralda de uma boneca, cantar uma canção de ninar ou imitar personagens de desenhos e filmes infantis. Dançar e cantar como a Noviça Rebelde é uma boa prova.
Algumas pessoas também costumam desenhar um bebê com batom na barriga da grávida. A cada erro nos chutes dos presentes mais uma parte do corpinho é desenhada.
Outra brincadeira bem envolvente é montar um painel e pedir para todas as convidadas trazerem fotos de quando eram pequenininhas. Todas vão se divertir tentando descobrir quem é quem.
Para ter uma linda recordação do chá, uma idéia legal é espalhar pela festa cartolinas, lápis e canetas coloridas para que todos possam deixar recados e desenhos para o bebê que está chegando.
Se o ambiente estiver decorado apropriadamente fica mais fácil todo mundo entrar no clima. O ideal é usar bolas coloridas e coisas de criança na decoração. Se a mamãe já tiver um chiqueirinho, ele pode ser usado para os convidados deixarem os presentes. As músicas infantis também podem ajudar o pessoal a se animar. Vale a pena tentar encontrar músicas da época das convidadas, como Balão Mágico, Trem da Alegria e os primeiros discos da Xuxa. Voltar ao tempo de criança é sempre uma boa pedida.
Fonte: Baby Kids